Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

terça-feira, 11 de maio de 2021

Bibliotecários liderando juntos para mudar o mundo

Vivemos tempos históricos! A liderança coesa das bibliotecas em nível nacional e global é importante para trazer mudanças transformadoras que beneficiam as comunidades profundamente impactadas pelo COVID-19 e para estabelecer um futuro vibrante para bibliotecas globais, escreve a consultora de bibliotecas internacionais Loida Garcia-Febo. Esta é uma tradução livre de seu mais recente texto.

A rapidez com que a pandemia atingiu causou muitas mudanças na forma como as bibliotecas fornecem serviços e acesso à informação. Como resultado, tenho recebido muitas perguntas sobre o futuro das bibliotecas e nosso mundo pós-pandêmico. Eles vieram de chefes de órgãos globais, líderes nacionais e bibliotecários de linha de frente. Uma preocupação é o que isso significa para as populações multilíngues e multiculturais.

A pandemia exibiu bibliotecas liderando esforços de informação nas comunidades que atendem. As bibliotecas permaneceram abertas, fornecendo informações para as comunidades aprenderem a se proteger contra o vírus e colaborando com agências governamentais para fornecer referências sobre vagas de emprego, habitação e bancos de alimentos.

Tanto online como atendendo fisicamente às comunidades, as bibliotecas provaram que podem alcançar a todos. As bibliotecas podem atender às necessidades de informação de indivíduos; ajudar a desenvolver as habilidades necessárias agora e para um mundo pós-pandêmico; fazer parceria efetivamente para servir às comunidades; comunidades de impacto e políticas de impacto. Os bibliotecários continuaram a demonstrar o valor das bibliotecas para suas comunidades.

Clique aqui para ler o artigo completo: AGUIA-USP

Referência:

GARCIA-FEBO, Loida. Librarians leading together to change the world. Information Today, May 2021. Disponível em: https://www.infotoday.eu/Articles/Editorial/Featured-Articles/Librarians-leading-together-to-change-the-world-146569.aspx Acesso em: 09 maio 2021.

 

Nenhum comentário: