O Plano de Gestão de
Dados (PGD) descreve que dados serão coletados ou gerados; quais as
metodologias e padrões que serão utilizados nesses processos; se, como e
sob que condições esses dados serão compartilhados e/ou tornados
abertos para a comunidade de pesquisa; e como eles serão curados e
preservados.
O que é um Plano de Gestão de Dados (PGD)
É um texto de até duas páginas, contendo as seguintes informações:
- Descrição dos dados e metadados produzidos pelo projeto – por exemplo, amostras, registros de coleta, formulários, modelos, resultados experimentais, software, gráficos, mapas, vídeos, planilhas, gravações de áudio, bancos de dados, material didático e outros.
- Quando aplicável, restrições legais ou éticas para compartilhamento de tais dados, políticas para garantir a privacidade, confidencialidade, segurança, propriedade intelectual e outros.
- Política de preservação e compartilhamento (por exemplo, compartilhamento imediato ou apenas após a aceitação da publicação associada). Período de carência (antes do compartilhamento) e período durante o qual os dados serão preservados e disponibilizados.
- Descrição de mecanismos, formatos e padrões para armazenar tais itens de forma a torná-los acessíveis por terceiros. Esta descrição pode incluir o uso de repositórios e serviços de outras instituições. Fonte: FAPESP . Leia mais em: http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/dados-pesquisa/plano-gestao-dados-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário