Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

sábado, 21 de agosto de 2021

O que é literatura cinzenta?

Ao contrário do que pode parecer, a literatura cinzenta nada tem a ver com a cor. O termo Literatura Cinzenta vem do original em inglês gray ou grey literature. É “informação produzida por todos os níveis de governo, acadêmicos, negócios e indústria em formatos eletrônicos e impressos não controlados pela publicação comercial”. (GreyNet *). Esta é uma compilação de informações sobre esse tema, que não pretende ser completa, tampouco exaustiva. Contribuições e alertas são sempre bem-vindos.

Em termos gerais, uma “Literatura Cinza” é qualquer documento que geralmente não é formal ou comercialmente publicado, o que torna sua recuperação, reprodução ou citação um trabalho difícil.


A literatura cinzenta inclui:

Teses e dissertações, anais de conferências, boletins informativos, relatórios, documentos governamentais e parlamentares, comunicações informais, traduções, dados de censo, relatórios de pesquisa, relatórios técnicos, padrões, patentes, vídeos, ensaios clínicos e diretrizes práticas, eprints, preprints, artigos wiki, e-mails, blogs, arquivos de dados de pesquisa e dados científicos, levantamentos geológicos e geofísicos, mapas, conteúdo de repositórios.

Leia a matéria completa clicando aqui: AGUIA - USP

Fonte:

DUDZIAK, Elisabeth. O que é literatura cinzenta? AGUIA Blog, 16 ago. 2021. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/o-que-e-literatura-cinzenta/ Acesso em: 21 ago. 2021.

Nenhum comentário: