Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Crise na Ciência ou Crise na Reprodutibilidade de Pesquisas?

Ocorrências cada vez mais frequentes de retratação de pesquisas científicas sugerem que o erro, o falseamento de dados, a omissão e a manipulação ameaçam a qualidade das evidências que embasam as publicações. Podemos dizer que há uma crise na Ciência?
Estudo recente de março 2018 publicado na revista PNAS apresenta os resultados de um levantamento feito na Base de Dados Web of Science sobre a ocorrência de uma das seguintes frases nos artigos indexados: “crise de reprodutibilidade”, “crise científica”, “ciência em crise”, “crise na ciência”, “crise de replicação”, “ crise de replicabilidade” no título, resumo ou palavras-chave. Os registros, apresentados na Figura 1 abaixo, foram classificados se endossavam implícita ou explicitamente a narrativa da crise descrita no texto (vermelho), ou alternativamente questionavam a existência de tal crise (azul), ou discutiram “crises científicas” de outros tipos ou não puderam ser classificadas devido a informações insuficientes (cinza). O conjunto de dados completo, que inclui todos os títulos e resumos desde 1933 até 2018, está disponível no Dataset S1. A amostra não inclui os numerosos artigos recentes de pesquisa e artigos de opinião que discutem a narrativa “ciência está em crise” sem incluir nenhuma das frases acima no título, resumo ou palavras-chave [1]. O Gráfico abaixo (Figura 1) deixa claro que o número de artigos endossando a crise aumentou nos últimos anos.
Corroborando essa percepção, pesquisa baseada em questionário enviado em 2016 pela equipe da revista Nature a 1.576 pesquisadores revelou que 52% deles acreditavam haver uma crise significativa de reprodutibilidade (Figura 2). Mais de 70% dos respondentes afirmaram que tentaram e não conseguiram reproduzir os experimentos de outros cientistas, e mais da metade não conseguiu reproduzir seus próprios experimentos [2]. 
Embora 52% dos respondentes do questionário concordem que há uma “crise” significativa de reprodutibilidade, menos de 31% acham que a falha em reproduzir os resultados publicados significa que o resultado provavelmente está errado, e a maioria diz que ainda confia na literatura publicada. Quase 90% dos pesquisadores da área de Química, 80% da área de Biologia, perto de 70% das áreas de Física, Engenharia e Medicina afirmaram que haviam falhado em reproduzir a pesquisa de outros pesquisadores e mesmo seus próprios experimentos. 
Leia o post completo clicando aqui: SIBiUSP
Fonte: DUDZIAK, E.A. Crise na Ciência ou Crise na Reprodutibilidade de Pesquisas? São Paulo: SIBiUSP, 2018. Disponível em: <https://www.sibi.usp.br/?p=28441> Acesso em: 11 out. 2018.


Nenhum comentário: