Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Portal de Busca Integrada da USP tem nova interface

Especialmente desenhado para maximizar a descoberta de conteúdos importantes para a comunidade USP, o novo Portal de Busca Integrada (PBi) da USP facilita a busca e recuperação dos registros dos acervos físicos das Bibliotecas e dos conteúdos digitais online disponíveis na USP, incluindo o conteúdo do Portal de Periódicos da Capes, conteúdos assinados e disponíveis nas bibliotecas digitais da Universidade, além de conteúdos em acesso aberto.
Dessa maneira, o PBi compreende as funcionalidades de um catálogo online, biblioteca digital e, de quebra, de gestão de empréstimos.
Na nova interface, o usuário receberá resultados de acordo com a aba selecionada:
  • Busca Geral pesquisa em todas as coleções, incluindo materiais disponíveis nos acervos físicos, itens digitais disponibilizados pela USP, Portal de Periódicos da Capes ou de acesso aberto. O Portal de Busca Integrada pressupõe que você está buscando por todas as palavras que você digitou, a menos que os operadores booleanos OR ou NOT sejam colocados entre palavras ou frases. 
  • Acervo Físico pesquisa somente os materiais disponíveis no acervo físico das Bibliotecas.
  • Produção USP pesquisa os registros cadastrados da produção intelectual (científica, acadêmica, artística e técnica) gerada por pesquisadores da USP.
A interface unificada e customizada de pesquisa do PBi apresenta ao usuário os resultados classificados a partir de facetas de refinamento, filtros que tornam a descoberta mais eficiente. As facetas incluem opções de filtro por Tipo de Recurso, Assunto, Autor/Criador, Data de publicação, Biblioteca, Base de dados/Biblioteca, Idioma, Nome da Publicação. Dessa forma, permite ordenar os resultados por relevância, data mais recente, data mais antiga, mais acessados, autor ou título, além do idioma da interface: inglês, português ou espanhol. Uma vez familiarizado com a busca simples do Portal de Busca Integrada, você pode tentar realizar buscas mais aprimoradas usando a opção de Busca Avançada. Ambas as opções oferecem inúmeros recursos para tornar suas buscas mais precisas.

Nenhum comentário: