Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

segunda-feira, 27 de março de 2017

Pesquisadores da USP têm acesso a ferramentas anti-plágio

Por Aline Naoe - Editorias: Universidade

Fonte da imagem: http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/noticias/3742-pesquisadores-da-usp-tem-acesso-a-ferramentas-anti-plagio


Todo ano, a USP concede mais de 5 mil títulos de mestrado e doutorado – um dos números que tornam sua pós-graduação a maior do mundo. A preocupação com a integridade dessa produção acadêmica, que inclui não apenas teses e dissertações, mas também artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, é o que motivou a aquisição de ferramentas para identificar e combater o plágio na Universidade.

A principal delas é a OriginalityCheck (Turnitin). O programa gera um relatório que aponta o percentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos. “Mas quem identifica o plágio é o professor. O software é uma ferramenta de apoio, que torna esse processo mais ágil e valoriza o tempo do docente”, ressalta André Serradas, do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP.

Foi o SIBi, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, quem deu andamento à iniciativa, que começou a ser planejada em meados de 2016. O serviço já está disponível a todos os professores credenciados na pós-graduação da USP, que também podem acessar o tutorial sobre seu uso. “Além disso, também vamos organizar algumas oficinas nos campi da Universidade para divulgar o sistema e esclarecer dúvidas”, afirma o pró-reitor de Pós-graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Clique aqui para ler a matéria completa: http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/noticias/3742-pesquisadores-da-usp-tem-acesso-a-ferramentas-anti-plagio

Nenhum comentário: