Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Museu do Futebol inaugura biblioteca futebolística



Na sexta-feira, dia 04/10/2013, ocorreu no Museu do Futebol a inauguração do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). Localizado dentro do museu, o centro é a primeira biblioteca com conteúdo dedicado exclusivamente ao futebol. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do secretário de cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, e do diretor executivo do Museu do Futebol, Luiz Laurent Bloch. A Federação Paulista de Futebol foi representada pelo diretor do Departamento de Marketing da entidade, Jaime Franco.
A solenidade de inauguração começou com um vídeo com depoimentos de pesquisadores e membros do Museu do Futebol que fizeram parte do projeto para que a biblioteca saísse do papel e ganhasse estrutura física. “Oferecemos à cidade mais um serviço moderníssimo que é esse Centro de Referência do Futebol Brasileiro, quer reúne biblioteca, midiateca e um banco de dados disponível para a população”, disse o secretário Marcelo Araújo.
Geraldo Alckmin prestigiou o evento, que também marcou os cinco anos do Museu do Futebol. “Estamos comemorando com uma nova conquista que é o Centro de Referência do Futebol Brasileiro. Estamos chegando à abertura da Copa do Mundo e o mundo inteiro vai voltar seus olhos para nosso País e para São Paulo, onde será a abertura da Copa. O centro vem em um ótimo momento”, declarou o governador.
Coordenadora técnica do projeto, Clara Azevedo explicou a importância do CRFB em reunir em um único lugar publicações sobre o tema futebol. “Não existia um lugar que reunisse ou concentrasse informações sobre futebol. Não havia uma biblioteca especializada em futebol e não havia um centro de pesquisa. Então tudo que era produzido sobre futebol ficava de certa maneira espalhado. A gente imaginou que criando um centro a gente vai conseguir reunir essas informações e essas memórias que estão dispersas”, comentou.
Ademir Takara, bibliotecário do Museu e um dos responsáveis por organizar os mais de três mil livros disponibilizados no local, também falou sobre a centralização de conteúdo relacionado ao futebol em um só lugar. “O primeiro impacto (do CRFB) é a possibilidade de ter um local para concentrar o material produzido que a gente está encontrando. Temos livros, teses de dissertações, material sobre futebol de várzea... Tudo isso reunido em um só lugar”, falou.
O acervo da Biblioteca futebolística pode ser consultado através do site http://dados.museudofutebol.org.br/.

O funcionamento da Biblioteca é de terça a sábado, das 10h às 17h. O acesso pode ser feito através do Museu (com pagamento de ingresso) ou de forma gratuita, sedo necessária a retirada de um crachá na bilheteria do museu que dá acesso somente à biblioteca.

Por Ruben Fontes Neto

Nenhum comentário: