Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Produção científica da USP chega à população

Docentes divulgam a produção intelectual da Universidade


Professores e alunos da Universidade de São Paulo participam durante um mês de encontros com outros professores, editores de revistas e com a comunidade em geral, visando disseminar o conhecimento sobre a produção científica da USP, que passa a ser veiculada em plataformas abertas no Portal de Revistas USP e na Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP, inauguradas no último dia 22 de outubro. A iniciativa do evento, que marca o Dia Mundial a Ciência, é da professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi, da USP.

 “A ideia desses encontros surgiu da necessidade de congregar esforços nas Unidades da USP para promover e levar ao conhecimento do maior número possível de pessoas, os novos serviços lançados com o intuito de aumentar a visibilidade e a acessibilidade da produção intelectual dessa Universidade” diz a diretora do SIBi.

A USP é responsável por aproximadamente 25% de toda a produção científica brasileira e por quase metade da produção do Estado de São Paulo. Os encontros serão realizados nas bibliotecas da USP e também em bibliotecas públicas. Na programação estão previstos encontros de docentes com editores e com as comunidades das cidades de Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital paulista, totalizando 25 eventos. A programação completa está no link: http://www.bibliotecas.usp.br/mesdaproducao/

 O novo Portal de Revistas da USP abriga no momento 104 títulos credenciados pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas da USP, dos quais pelo menos 12 apresentam alto fator de impacto nos sistemas internacionais de ranqueamento de revistas. Com cerca de 37 mil documentos, entre artigos, revisões e textos em formato digital, o acesso às publicações é irrestrito. Basta digitar o nome da revista ou um assunto para obter o conteúdo completo de artigos ou textos. A nova versão do Portal apresenta como principais avanços a integração a outros portais de informação da Universidade e novas funcionalidades para os editores de revistas da USP.

A Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP (BDPI) inclui nesse momento cerca de 30 mil documentos de autores USP publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas na SciELO e na Web of Science no período de 2008 a 2011. Desse total de documentos, cerca de 12 mil estão com acesso ao texto completo, sem restrições. Para cada artigo indexado, é possível localizar a agência financiadora, o fator de impacto e o índice h da revista, bem como os coautores e respectivas instituições e países de origem. Quando o documento refere-se a um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é possível acessar seu registro diretamente no site da Agência. Além disso, é possível obter estatísticas de acesso e número de downloads realizados.

Nenhum comentário: