Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

sábado, 4 de junho de 2011

"Biblioteca do futuro" operada por robôs é aberta em Chicago


Você entra na Sala de Leitura da biblioteca Joe e Rika Mansueto, com seus quase 3.000 metros quadrados, admira a cúpula curvada feita de vidro. Passando pelo balcão, olha para o mobiliário elegante e pensa: Onde afinal estão todos os livros? A resposta pode lhe surpreender: nos computadores e no subsolo.
A biblioteca Mansueto foi aberta recentemente para os professores e alunos da Universidade de Chicago. É um conceito original A construção da biblioteca prioriza a forma como a pesquisa é feita hoje em dia: online. No caso de um artigo de jornal ou revista não estar disponível on-line ou um livro não foi escaneado devido às limitações de direitos autorais, por exemplo, o aluno pode solicitar o livro pelo computador. O  sistema de recuperação e armazenamento entrega o que foi requisitado no balcão de atendimento , geralmente em cinco minutos (tempo que leva para o aluno a caminhar até lá).

Essa “biblioteca do futuro” custou 81 milhões de dólares A Universidade alega que o alto custo inicial da obra é justificada pela redução dos custos operacionais ao longo dos próximos 25 anos. A temperatura do refrigerador e do espaço limitado na câmara de armazenamento significa que menos energia é necessária para manter os livros nas condições ideais de conservação. Além disso, os livros físicos vão sofrer menos desgaste por serem manuseados apenas por robôs semelhantes aos usados nas fábricas de automóveis.

O tipo de armazenamento e a tecnologia investida em Manseuto aponta qual pode ser o futuro das bibliotecas. É evidente que a Universidade de Chicago acredita que os dias de livros impressos estão contados. Esforços, como o que o Google Books fez acabará levando o “livrosauro” à extinção. O Manseuto terá um laboratório próprio de digitalização para ampliar seus recursos digitais.

Onde estão os livros? A biblioteca Mansueto da Universidade de Chicago mantém seu acervo de 3,5 milhões de livros no subsolo.

A biblioteca na parte de trás tem 4,4 milhões de livros, e na frente tem 3,5 milhões

Fonte: Matéria retirada do Blog www.livrosepessoas.com

Nenhum comentário: