Nossa missão

"Busca constante da informação para satisfação de seus usuários"

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Plataforma QuestNova reúne recursos para pesquisas sobre alimentação e nutrição

Desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, ela incorpora a classificação Nova de alimentos, além de fornecer indicadores de qualidade de dieta.



QuestNova é a plataforma web que incorpora a classificação Nova (que categoriza os alimentos com base no tipo de processamento) e disponibiliza gratuitamente recursos para coleta, processamento e análise de dados da área de nutrição. Desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, será lançada no dia 15 de agosto, das 14h às 16h, no auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O evento é gratuito e aberto a pesquisadores, estudantes e público em geral, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição. 

A plataforma reúne três instrumentos: o recordatório de 24h Nova (Nova24h), o questionário de frequência alimentar Nova (NovaQFA) e o rastreador do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal e de alimentos ultraprocessados (Nova24hScreener). Esses instrumentos foram desenvolvidos para mensurar o consumo alimentar segundo a classificação de alimentos Nova, que divide os alimentos em quatro grupos de alimentos de acordo com o processamento industrial: alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.

Projetada para simplificar, otimizar e modernizar o processo de coleta e análise de dados, a QuestNova se destaca por sua interface intuitiva e design responsivo, que permite o acesso tanto via computador quanto por celular ou tablet (IOS ou Android). Os instrumentos serão preenchidos pelos respondentes de forma autoaplicável, dispensando o acompanhamento e supervisão do pesquisador. Há ainda um manual, disponível neste link, em que o usuário encontrará informações básicas e um passo a passo para utilização da plataforma. 

A QuestNova também fornece indicadores de qualidade da dieta, criados a partir das respostas dos participantes aos instrumentos e armazenados automaticamente em bancos de dados para os pesquisadores. Isso inclui, por exemplo, o número de alimentos ultraprocessados consumidos no dia anterior (no caso do Nova24hScreener), bem como a participação calórica dos grupos de alimentos no total consumido no dia (no caso do Nova24h e NovaQFA). A confidencialidade e sigilo dos dados é garantida, já que nenhuma informação é armazenada dentro da plataforma, mas diretamente enviada à conta do Google Drive fornecida pelo pesquisador. 

O seminário vai explicar todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma. O evento conta com a participação de Kamila Gabe e Evelyn Frade, além de moderação de Maria Laura Louzada, todas integrantes do Nupens USP e da equipe desenvolvedora da QuestNova. 

Para acessar a plataforma QuestNova clique aquiMais informações pelo e-mail questnova@fsp.usp.br

Fonte: Jornal da USP


Relatório Bori Elsevier destaca: 2023 ano de queda na produção científica de 35 países, incluindo o Brasil

A Agência Bori e Elsevier lançaram no dia 30 de julho de 2024 novo Relatório sobre a produção científica mundial, incluindo o Brasil.

O documento é fruto de uma parceria entre a Elsevier e a Bori, que periodicamente traz análises de dados inéditas sobre a ciência brasileira divulgados à imprensa via Agência Bori para ampla circulação nacional.

O estudo aqui descrito é feito usando a ferramenta SciVal *, da Elsevier, que permite analisar a produção científica — sua quantidade e várias características, como citações em artigos, citações em patentes, etc — de regiões, países, instituições e indivíduos.

  • O número de artigos científicos com autores no Brasil em 2023 foi 7,2% menor do que o de 2022;
  • Essa é a primeira vez que a produção científica com autores no Brasil se reduz em dois anos seguidos (de 2021 para 2022 e de 2022 para 2023);
  • A produção científica de 2023 ficou bem próxima àquela do ano de 2019;
  • Entre os 53 países analisados (todos com mais de 10 mil artigos científicos publicados em 2022), 35 tiveram uma variação negativa na produção científica em 2023 entre os quais Estados Unidos (-3,5%, Japão-5.6%, Austrália-4.1%);
  • Apesar da queda, o Brasil permaneceu, em 2023, em 14º lugar no mundo em termos de produção científica.

 A Plataforma SciVal é assinada pela USP por meio da Agência  de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD-USP e está disponível para toda a comunidade USP.

Fonte: ABCD informa